A audiência garante a transparência das contas públicas
A Prefeitura de Patos do Piauí realizou na manhã desta terça-feira (23.nov) na Câmara de Municipal, uma Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão Fiscal e da Saúde, referente ao 2º quadrimestre de 2021, composto pelos meses: maio, junho, julho e agosto.
A audiência pública atende a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e visa promover o debate e apresentação da execução orçamentária, receitas, despesas, transferências correntes, indicadores fiscais, além de detalhar as despesas e recursos de cada secretaria municipal.
Conduziram a Audiência Pública o Contador do município, Francisco das Chagas Oliveira Neto, e o enfermeiro especialista em Gestão de Saúde. Kainã Mendes.
Participaram da audiência, a Secretária Municipal de Saúde, Auzeni Costa; a Secretária Municipal de Assistência Social, Franciana Carvalho; os vereadores: Wilson, Sarrika e Taninha, como também, trabalhadores da Saúde, da Educação, da Administração e membros do Conselho Municipal de Saúde.
Kainã Mendes apresentou o Relatório do 2º Quadrimestre da Gestão da Saúde, explica que a audiência é importante pois deixa transparente para a população, Câmara dos Vereadores e demais órgãos, como os gastos públicos vem sendo feitos. “É preciso entender quais são as despesas que a gestão tem feito em relação aos trabalhos com a saúde e, ao mesmo tempo, precisamos deixar bem evidente para favorecer a prestação de contas, e que eventualmente não traga nenhum prejuízo para o gestor futuramente”, explicou.
Neto apresentou o Relatório de Gestão Fiscal, referente ao 2º quadrimestre de 2021 e destacou que a audiência garante a transparência das contas públicas: “É a forma que o município tem de expor tudo aquilo que arrecadou, o que gastou, e que ações que foram desenvolvidas, e com isso dando uma transparência maior a sua gestão”, finalizou.
Fonte: patosdopiaui.pi.gov.br